Atitudes para economizar água - Fonte : Pixabay
DICAS ÚTEIS ENEM E VESTIBULAR

10 Atitudes para economizar água e ajudar o meio ambiente 

Aprender algumas atitudes para economizar água é fundamental para a manutenção do meio ambiente. Afinal, não se trata apenas de racionar o uso, mas um ato de civilidade, contra os desperdícios. 

De tempos em tempos é comum ver propagandas para economia de água, principalmente quando alguma região sofre com crise hídrica

Além disso, a água doce e potável é um recurso hídrico cada vez mais escasso devido às várias atitudes erradas tomadas por pessoas físicas e empresas. 

O descarte ilegal de lixos e resíduos químicos nos mananciais são exemplos de ações dos seres humanos que prejudicam o meio ambiente e a manutenção da água no Planeta Terra. 

Por conta disso, separamos diversas atitudes para economizar água que poderão ajudar você no dia-a-dia a tomar ações mais sustentáveis, pensando no bem de todos. Acompanhe o restante do post e fique por dentro! 

10 Atitudes para economizar água 

1 – Tome banhos rápidos 

Reduzir o tempo no banho é fundamental para economizar água. São bilhões de litros de águas desperdiçados por apenas alguns minutos a mais no banho. Imagine se cada brasileiro reduzir o tempo do banho em 5 minutos, quantos litros de água não serão economizados?

2 – Sempre que possível feche o chuveiro 

Para economizar ainda mais água durante o banho, feche o chuveiro enquanto passa o shampoo e ensaboa o restante do corpo. Tomando atitudes como essa, certamente você vai economizar muitos litros de água por dia. 

3 – Feche a torneira sempre que possível 

Ao fazer a barba ou escovar os dentes feche a torneira sempre que possível. São vários litros economizados com atitudes simples como estas. 

4 – Não deixe a torneira pingando 

Muitas pessoas se enganam ao pensar que torneira pingando gasta pouca água. Para se ter uma ideia, se uma torneira pingar a cada cinco segundos, são mais de vinte litros de águas desperdiçados por dia. 

5 – Fique liga em vazamentos 

Vazamentos são verdadeiros fantasmas na vida de qualquer pessoa. E por conta deles vários litros de água potável podem ser desperdiçados por dia. 

Por isso, ao perceber qualquer vazamento em casa, procure ajuda especializada para resolver o problema e economizar na conta de água. 

atitudes para economizar água

6 – Aprenda a usar a descarga 

Utilize a descarga somente quando houver necessidade e não pressione ela por muito tempo para não gastar água à toa. 

7 – Feche a torneira durante a lavagem da louça 

Algumas pessoas passam dos limites na hora de lavar a louça, deixando a torneira aberta por longos períodos de tempo e na maioria das vezes sem necessidade nenhuma. 

Por isso, retire o excesso de sujeira com bucha e detergente dos utensílios de cozinha e abra a torneira para enxaguar, jamais deixe a torneira aberta sem necessidade. 

8 – Lave roupa com atenção 

Respeite a capacidade da máquina de acordo com a quantidade de roupas que for lavar. 

Muitas pessoas usam o nível máximo de água para uma tarefa de roupas média, desperdiçando muita água. 

Por isso, se for lavar pouca roupa, coloque no nível de água mais baixo da máquina de lavar. 

Essa é uma das atitudes para economizar água mais simples e que ajuda não só o meio ambiente, como a redução de custos fixos em casa. 

9 – Prefira o balde no lugar da mangueira 

A mangueira pode consumir 180 litros de água se ligada por 15 minutos. Por isso, para lavar o carro, garagem ou a calçada, prefira o uso do balde. 

10 – Água de reuso 

Uma das atitudes para economizar água mais eficientes é a reutilização. Por exemplo, depois que lavar a roupa, reserve a água em um recipiente e depois use para lavar a calçada ou garagem. 

E então, gostou de ficar por dentro de 10 atitudes para economizar água? Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário! 

Leia também no Portal Notícias Diretas – Como trocar chuveiro? Passo a passo simples e fácil! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *