Como funciona a prorrogação no futebol?
ESPORTES

Como funciona a prorrogação no futebol? Saiba tudo sobre! 

Você sabe como funciona a prorrogação no futebol? Muitas pessoas têm dúvidas sobre este assunto. 

Com as partidas eliminatórias da Copa do Mundo no Catar, bastante gente buscou saber sobre essa regra.

Em resumo, partidas de futebol duram 90 minutos mais acréscimos. No entanto, em algumas competições se os jogos eliminatórios terminarem empatados é realizada a prorrogação. 

Quando surgiu a prorrogação no futebol?

Para começarmos a entender sobre como funciona a prorrogação no futebol, é interessante saber quando ela surgiu.

A primeira partida em que a regra da prorrogação acabou aplicada, aconteceu em uma partida entre Brasil e Tchecoslováquia no ano de 1938. 

Diferentemente de hoje, a prorrogação era disputada em 30 minutos diretos, ou seja, sem intervalos. 

E caso a partida persistisse empatada, um novo jogo seria marcado um ou dois dias depois.  

No caso da partida entre Brasil e Tchecoslováquia, mesmo com a prorrogação, o jogo terminou em empate, 1 pra cada lado. Já na partida de desempate o resultado foi de 2 a 1 para o Brasil!

Como funciona a prorrogação no futebol? Exemplo prático

Depois de chegar até aqui, que tal aprender como funciona a prorrogação no futebol atualmente? 

Em via de regra uma partida de futebol dura 90 minutos ao todo mais alguns minutos que o juiz introduz, conhecido como acréscimos. 

No entanto, no caso da Copa do Mundo durante a fase eliminatória, caso o jogo termine empatado ele irá para a prorrogação. 

A prorrogação é disputada em dois tempos de 15 minutos cada que farão a partida durar 120 minutos totais. E caso a partida persista empatada, a vaga será definida em penalidades.

Na Copa do Mundo do Catar tivemos várias prorrogações. No entanto, a principal delas aconteceu na grande final disputada entre a seleção da Argentina liderada por Lionel Messi e a seleção da França, liderada pelo jovem Mbappé. 

Para muitos essa foi a final de Copa do Mundo mais emocionante da história e muito se passa pela disputa no tempo normal e na prorrogação. 

A Argentina abriu o placar aos 23 minutos com Lionel Messi de pênalti e 13 minutos depois Di Maria ampliou para os Hermanos abrindo 2 x 0.

A partida teve domínio da Argentina até os 34 minutos da segunda etapa, quando acabou sendo marcado um pênalti para os franceses com o atacante Mbappé abrindo o placar. 

No momento seguinte novamente Mbappé marca, igualando a partida e assim acabou o tempo normal da final da Copa do Mundo no Qatar. 

Foi nesse momento que muitas pessoas começaram a se questionar como funciona a prorrogação no futebol? E agora vamos ao exemplo da última final. 

Prorrogação na Copa do Mundo 2022
Argentinos campeões mundiais da Copa do Mundo 2022 – Fonte: Pixabay

Finalidade da prorrogação

A prorrogação nada mais é que um acréscimo de dois tempos de 15 minutos, após os 90 minutos iniciais. 

Além disso, caso persista o empate elas decidirão o vencedor na disputa de pênaltis. 

Ela existe para que alguma equipe consiga ganhar o jogo, sem a necessidade da realização das penalidades para definição da partida. 

Na final da Copa do Mundo entre Argentina e França o jogo no tempo normal (90 minutos + Acréscimos) terminou 2 x 2 e por isso foi necessário a disputa da prorrogação. 

No primeiro tempo da prorrogação não houve nada, mas no segundo o jogo fluiu, logo aos 108 minutos Messi fez o gol que parecia dar a vitória aos hermanos. 

Como funciona a prorrogação no futebol
Kylian Mbappé – atacante francês marca história ao marca três gols em uma final de Copa do Mundo – Fonte: Pixabay

No entanto, os franceses não se abalaram e aos 118, faltando dois minutos para acabar o árbitro Szymon Marciniak marcou pênalti e novamente o atacante Mbappé empatou o jogo em 3 a 3. 

Como persistiu o empate nos 120 minutos mais os acréscimos, a finalíssima precisou ser disputada nas penalidades. 

Em um clima que parecia estar todo para a França, a Argentina surpreendeu e não errou nenhum pênalti, já os franceses erraram dois, resultando em um vitória heroica e histórica para os sulamericanos!

A Argentina faturou a Copa do Mundo depois de 36 anos, e Messi enfim levanta o maior troféu que um jogador pode sonhar em conquistar. 

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre como funciona a prorrogação no futebol? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

Leia também no Portal Notícias Diretas – Por que os jogadores de futebol usam top?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *