Como estudar para prova de última hora - Foto: Pixabay
DICAS ÚTEIS ENEM E VESTIBULAR

Como estudar para prova de última hora? 10 dicas valiosas para se dar bem! 

Aprender como estudar para prova de última hora pode ajudar muito quem não teve muito tempo para se dedicar aos estudos de determinada disciplina. 

Muitas pessoas se veem angustiadas nas vésperas de uma avaliação por conta da falta de estudos ao longo de um período. 

Vale destacar que o ideal é ir bem preparado para qualquer exame que for realizar e conquistar o resultado esperado. 

No entanto, caso não tenha tido tempo ou por outros fatores você não conseguiu se dedicar aos estudos é possível atenuar os prejuízos adotando algumas estratégias simples. 

Para te ajudar, selecionamos 10 dicas importantes sobre como estudar para prova de última hora e se sentir mais confiante. Acompanhe! 

Como estudar para prova de última hora - Foto: Pixabay
Como estudar para prova de última hora – Foto: Pixabay

10 dicas valiosas sobre como estudar para prova de última hora 

Aprender dicas sobre como estudar para prova de última hora pode fazer a diferença na hora de realizar o exame e até mesmo conseguir um bom resultado. Por isso, selecionamos algumas estratégias valiosas para você se dar bem. Confira abaixo! 

  1. Separe os tópicos importantes: revise os resumos e anotações de aula mais importantes sobre o assunto que será abordado na avaliação. 
  2. Faça um resumo ou mapa mental: uma boa ideia para reforçar a memória do que já foi visto em sala de aula é a criação de resumos ou mapas mentais ajudando você a lembrar de tópicos importantes durante a prova. Além disso, essa atividade ajuda a organizar o conteúdo e material de estudo. 
  3. Resolva simulados ou provas antigas: praticar através de simulados, provas antigas ou questões abordadas em sala de aula pode fazer a diferença para quem está estudando na última hora. 
  4. Leia, escreva e escute: se o tempo está escasso, leia, escreva e escute conteúdos relacionados a prova para conseguir absorver o conteúdo. 
  5. Compreenda: memorizar tópicos importantes é fundamental, mas entender os conceitos é ainda mais essencial para conseguir ir tranquilo para a prova. 
  6. Estude em blocos: Mesmo estudando de última hora, faça sessões de estudo de 20 a 30 minutos com intervalos curtos de descanso para aliviar o estresse, mantendo assim o foco e a produtividade. 
  7. Dê um tempo nas distrações: evitar ao máximo perder o foco no pouco tempo de estudo disponível é fundamental. Por isso, silencie suas redes sociais e utilize o smartphone apenas para assuntos inevitáveis e urgentes.
  8. Faça perguntas para si mesmo: ao invés de apenas revisar o material, teste seus conhecimentos com questionamentos e tente explicar conceitos com o que você aprendeu.  
  9. Descanso é fundamental: não adianta querer recuperar o tempo perdido. Por isso, priorize também o descanso. Desse modo, durma bem para ter disposição física e mental na hora da prova. 
  10. Vá para a prova tranquilo: mesmo que você não esteja 100% seguro, tente manter o máximo de calma possível. Isso é importante para manter o foco, eliminando inclusive questões que exijam apenas concentração e lógica.

Essas são 10 dicas sobre como estudar para prova de última hora. Mas fique atento e busque otimizar o tempo disponível para aprender algo de maneira satisfatória. 

Desse modo, gaste o pouco tempo que tem nos conceitos mais importantes de determinada matéria ou na revisão de temas que você tem mais dificuldade. 

E então, gostou de ficar por dentro de dicas sobre como estudar para a prova de última hora? Compartilhe compartilhe nas redes com amigos e parentes e boa sorte! 

Leia também no Portal Notícias Diretas – Como fazer currículo pelo celular – Passo a passo simples e rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *