Como escolher o tema do TCC? foto: Pixabay
DICAS ÚTEIS ENEM E VESTIBULAR

Como escolher o tema do TCC? 9 Dicas para te ajudar

Como escolher o tema do TCC? Esta dúvida permeia a cabeça de muitos estudantes durante o curso superior. 

A vida acadêmica é uma etapa importante na vida de quem busca uma carreira consolidada e sólida. 

Além disso, escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa fundamental e pode influenciar todo o processo que envolve a pesquisa e a escrita dessa jornada. 

A saber, não importa o curso que você está matriculado, as dicas que vamos elencar podem ser aplicadas na maioria dos casos. 

Portanto, se você quer saber como escolher o tema do TCC, acompanhe o restante do post e saiba mais sobre o assunto! 

Como escolher o tema do TCC? foto: Pixabay
Como escolher o tema do TCC? foto: Pixabay

Dicas sobre como escolher o tema do TCC 

Ficar por dentro sobre como escolher o tema do TCC pode fazer a diferença durante o curso acadêmico. 

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas simples e que podem fazer a diferença. Acompanhe! 

  1. Leve em conta seus interesses e gostos pessoais: Na grande maioria dos cursos superiores o TCC dura em média um ano (2 semestres). Portanto, no decorrer do curso separe as áreas que têm maior afinidade para ter um leque de opções na hora de definir o tema do Trabalho de Conclusão de Curso. 
  2. Tema atual e relevante: o tema deverá ser atual e ter relevância para o seu campo de atuação. 
  3. Converse bastante com o orientador: separe temas e assuntos que goste e debata com o seu orientador um caminho para começar a escrever sua tese. O especialista pode apontar caminhos interessantes para o seu TCC. 
  4. Tente fugir de temas batidos: em algumas áreas alguns temas são mais do mesmo, sempre explorados trazendo uma discussão genérica. Por isso, busque algo inovador e que agregue conhecimento para a sua área de atuação. 
  5. Escolha algo que deseja seguir: outra boa dica sobre como escolher o tema do TCC é optar por assuntos que tenham relação com a carreira que deseja seguir. Fazendo isso, você estará se especializando ainda mais em determinado assunto, podendo ter grande valia na hora de exercer a sua profissão. 
  6. Seja original: Pesquisas e entrevistas fazem parte de todo o processo que envolve o Trabalho de Conclusão de Curso. Por isso, busque ser original e diferenciado, utilizando informações relevantes e trazendo algo novo para a sua área. 
  7. Viabilidade: confirme se os temas que pensa em seguir adiante são viáveis em termos de pesquisa e acesso à informação, para não travar o projeto no meio do caminho. 
  8. Dúvidas? faça uma lista: crie uma lista com possíveis temas para o seu TCC, em seguida analise cada um deles utilizando as dicas citadas anteriormente. 
  9. Pense e repense e mãos à obra: faça uma reflexão se o tema pré-escolhido realmente é importante para você e se ele se relaciona com os seus objetivos pessoais e profissionais. 

Faça reflexões ao longo do curso

Vale frisar que a escolha do tema é algo pessoal e no caso de trabalho em grupo, tente chegar em algo que todos tenham afinidade. 

Dessa maneira, dê tempo ao tempo, e ao longo do curso faça pequenas reflexões separando temas que tenha maior afinidade e apreço. 

Por fim, sempre que sentir uma dúvida converse com o seu orientador para que juntos consigam achar uma saída viável para que o trabalho fique impecável. 

E então, gostou das dicas sobre como escolher o tema do TCC? Compartilhe nas redes e deixe um comentário! 

Leia também no Portal Notícias Diretas – Como estudar para prova de última hora? 10 dicas valiosas para se dar bem! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *